Free WordPress Templates

BLINDAGEM DE CABOS

BLINDAGEM DE CABOS

Como se sabe, os Inversores de Freqüência são aparelhos que possuem a capacidade de mudar a velocidade e o sentido da rotação de um motor. Toda vez que esta operação acontece, proporciona o surgimento das harmônicas (múltiplos das freqüências de operação do Inversor de Freqüência, também chamado de drive). Porém, com a aplicação de cabos elétricos corretamente blindados, todos os ruídos são barrados, evitando que os PLCs e outros equipamentos sensíveis a eles (como sistemas eletrônicos ou processos que envolvem comunicação de dados) sejam danificados.

Os cabos possuem dupla blindagem, que é composta por uma malha associada a uma folha aluminizada. A malha apresenta propriedades que barram as interferências de baixa freqüência, enquanto que a folha aluminizada é muito eficiente para atenuar as interferências de alta freqüência. Ou seja: utilizando a dupla blindagem, você obtém um espectro maior de bloqueio das interferências – em todas as freqüências.

Cuidados especiais - Desde a primeira instalação dos Inversores de Freqüência é preciso atentar para o emprego dos cabos adequados, pois no futuro a troca de cabos danificados será mais difícil e custosa, uma vez que obrigará a parada dos equipamentos ou processos de produção envolvidos.

Além disso, os cabos elétricos convencionais, isolados em PVC apresentam um grave inconveniente quando aplicados aos Inversores de Freqüência: a menor capacidade de isolação elétrica.. Normalmente aplicados em ambientes industriais, operam expostos a vapores e temperaturas elevadas; este material isolante costuma absorver estes vapores, tornando os cabos elétricos mais suscetíveis ao chamado efeito corona.

Com as variações e picos de tensão naturais à operação dos Inversores, o efeito corona leva a um processo de desgaste prematuro da isolação dos cabos, e por vezes esta isolação se reduz ao ponto de causar até mesmo curtos-circuitos quando os cabos estão muito próximos.